Causas de Manchas na Pele e Tratamentos - Lidy Estética - Tratamentos de Beleza

Causas de Manchas na Pele e Tratamentos

Manchas na Pele,doenças,cuidados,tratamentos,beleza
As manchas são alterações na coloração da pele, que podem aparecer em qualquer idade e apresentar diferentes tonalidades. Representam um problema na vida de homens e mulheres, podendo ser fonte de grande incomodo e sofrimento dependendo de sua localização e características. Entretanto, a maior preocupação é com o câncer de pele.
As causas são variadas, como: alterações na produção de melanina (pigmento da pele), infecções (micoses, vírus), distúrbios hormonais (cloasmas), alterações vasculares, tumores, exposição ao sol e marcas de acne. Muitas vezes, elas são acompanhadas de outros sinais e sintomas, o que pode ajudar na definição de sua causa.Seja qual for o tipo de mancha, é importante consultar um médico ou esteticista assim, que ela for notada, especialmente quando ocorrer qualquer mudança em suas características ou aparecimento de sintomas associados que até então não existiam. Temos que tomar cuidados com o câncer de pele. Pois, este é um problema que afeta grande parte da população.
Tipos de manchas: PintasAs "pintas" ou nevos melanocíticos são extremamente comuns, podendo apresentar-se em diferentes cores, tamanhos e formatos. Podem ser elevadas, achatadas, sozinhas ou agrupadas, e surgem em qualquer parte do corpo. Sua ocorrência e distribuição é determinada geneticamente, antes do nascimento, e elas surgem mais freqüentemente nas duas primeiras décadas de vida, podendo o seu número ser aumentado por alguns fatores, como a exposição ao sol, o uso de anticoncepcionais e a gravidez.
Quando realizado por motivos estéticos, o tratamento pode ser feito por método de shaving (remoção do nevo por tesoura ou bisturi paralelamente à pele, semelhante ao ato de barbear) ou excisão com bisturi seguida de sutura. Quando se suspeita de transformação em câncer, o tratamento indicado também, a excisão com bisturi. O procedimento é realizado sob anestesia local, é muito rápido e a cicatriz geralmente é imperceptível.

Sardas ou EfélidesAs sardas são causadas por aumento de pigmento da pele em determinados locais, apresentando uma tendência familiar, principalmente em indivíduos de pele clara e de cabelos ruivos. Elas localizam-se em áreas expostas ao sol, acentuando-se durante o verão e regredindo, podendo até desaparecer, no inverno. Caracterizam-se por manchas arredondadas e de coloração marrom ou acastanhada.
O tratamento consiste basicamente em se evitar a exposição ao sol, conseguindo-se o clareamento das manchas. Entretanto, algumas terapias podem acelerar esse processo, como o uso de protetor solar, o uso de substâncias despigmentantes semanais associadas a ácidos e a técnica de peeling.

Manchas Pós-acne
São aquelas que surgem logo após o aparecimento da acne, em muitos casos, as pessoas com a pele afetada espreme a região causando uma inflamação local, e consequentemente a pele reage com proteção que infelizmente é alteração da melanina (cor).
Evitar mexer nas regiões de acne, e usar filtro solar indicado para peles acneicas podem previni-las, e clareamentos com despigmentantes, peelings e laser garantem um clareamento duradouro.

Fitofotomelanose
Essas manchas aparecem quando expõe-se ao sol a pele que teve contato com certos tipos de plantas ou sucos de frutas cítricas (limão, laranja, tangerina), e representam uma manifestação alérgica. Podem ocorrer também após contato com perfumes e refrigerantes, sendo chamada nesse caso de fotomelanose.
O desaparecimento das manchas ocorre espontaneamente e de forma gradual. Recomenda-se o uso de protetor solar, podendo ser utilizadas substâncias despigmentantes para acelerar o clareamento. O mais importante é a prevenção, evitando a manipulação dessas frutas antes de se expor ao sol.

Manchas de Gravidez são chamadas de cloasmas e caracterizam-se por manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas bochechas, testa, nariz, lábio superior e têmporas. O fator iniciador é a exposição solar, mas são importantes à predisposição genética e as alterações hormonais características da gravidez. As lesões podem ser de grande extensão, com bordas irregulares e com pontilhado pigmentado (cor escura).
O cloasma pode regredir espontaneamente após o término da gestação, mas o tratamento pode acelerar o processo, com o uso de protetor solar, substâncias despigmentantes e peeling. Após a regressão do quadro, o uso do protetor solar deve ser mantido para evitar a recorrência, que é comum. Manchas de Envelhecimento As manchas senis ou melanose solar são freqüentes em indivíduos de idade mais avançada. Entretanto, elas não são causadas pela idade e pelo dano causado pela exposição ao sol ao longo de vários anos.
São manchas escuras, acastanhadas, geralmente de pequeno tamanho e limites precisos. Surgem apenas nas áreas de maior exposição ao sol, como braços, mãos, face, ombro e colo. São freqüentes em pessoas de pele mais clara. Existem vários métodos de tratamento, como a dermoabrasão (a pele é "lixada"), peeling e laser. Os resultados dessas técnicas são bons, mas o uso inadequado pode causar manchas claras ou deixar cicatrizes. Por isso, é importante consultar um profissional habilitado.

Câncer de pele essa é a grande preocupação das pessoas, especialmente daqueles indivíduos de pele mais clara. Esse é o tipo mais freqüente de câncer, entretanto quando detectado precocemente apresenta grandes chances de cura.

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer de pele são: exposição a arsênico, a radiação ionizante, processos irritativos crônicos, alguns tipos de doenças e principalmente a exposição aos raios ultravioletas do sol. Aparece mais comumente em indivíduos com mais de 40 anos, de pele clara, sensível à ação dos raios solares ou portadores de doenças de pele prévias. As pessoas negras apresentam câncer de pele nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

Existem basicamente três tipos de câncer de pele:
Carcinoma Basocelular: é o câncer de pele mais freqüente, e felizmente o menos agressivo, já que apresenta, na grande maioria das vezes, crescimento lento e não dissemina para os outros órgãos do corpo. O tratamento precoce leva à cura na maioria das vezes.
Carcinoma Espinocelular: é um tumor maligno que pode surgir em regiões sadias da pele ou previamente acometidas por algum processo crônico (cicatrizes de queimaduras antigas, feridas, lesões por exposição ao sol). Apresenta um crescimento mais rápido que o basocelular, atingindo a pele e as mucosas e, se não tratado precocemente, pode disseminar para outros órgãos.
Melanoma Maligno: é o de pior prognóstico, já que seu potencial de disseminar para outros órgãos é muito grande. Pode originar-se de áreas de pele sadia ou então com lesões pré-existentes (nevos melanocíticos e outras). É mais freqüente em pessoas de pele clara e pode surgir em áreas não expostas ao sol, embora seja mais freqüente naquelas expostas. A lesão inicia-se como mancha escura que aumenta de tamanho, apresenta alteração de coloração, surgimento de pontos pigmentados próximos à lesão, formação de ferida, sangramento, coceira. O tratamento é eminentemente cirúrgico e deve ser realizado o mais precocemente possível, já que quando esse câncer dissemina para outros órgãos é praticamente incurável.

Vemos, portanto, a importância do diagnóstico precoce, por isso, caso apresente alguma lesão de pele que vem apresentando mudanças de características, procure imediatamente um dermatologista para avaliação.
Mas tão importante quanto realizar um tratamento com o princípio ativo adequado, é fazer uma fotoproteção adequada e de qualidade.

O que significa realizar uma fotoproteção de qualidade?
Os filtros solares de qualidade oferecem uma boa proteção solar tanto para raios ultravioletas B (UVB) quanto ultravioletas A (UVA).
O fotoprotetor deve ser aplicado diariamente, inclusive nos dias nublados e chuvosos.
Uma camada muito fina de filtro solar pode não ser suficiente para fornecer uma boa fotoproteção. Portanto, não se deve economizar o fotoprotetor.
O veículo do protetor solar deve ser levado em consideração na hora de escolher qual o produto mais adequado. Pessoas com pele oleosa ou mista devem preferir filtros solares em gel ou em loção oil free, já quem tem pele seca devem optar por produtos em loção cremosa ou cremes.
Os fotoprotetores devem ser reaplicados a cada 2 horas
Uma observação muito importante, é a de que o hábito de usar filtro solar diariamente deve ser mantido mesmo após o clareamento das manchas, pois, se houver falha na fotoproteção por mais que o resultado do tratamento tenha sido satisfatório, as manchas podem voltar!




Conheça nossos Tratamentos!
Agende sua Avaliação Gratuita: